PARÓQUIA NOSSA SENHORA APARECIDA DE MARMELÓPOLIS – MG

“Viva a Mãe de Deus e nossa, sem pecado concebida,Salve ó Virgem Imaculada, ó Senhora Aparecida!”

Sob efusivos aplausos, no dia 21 de fevereiro, pouco depois das 10h, foi entronizada oficialmente a pequenina imagem de Nossa Senhora Aparecida, na novel matriz da paróquia de Marmelópolis, que a traz como padroeira da comunidade paroquial instalada nesta mesma celebração pelo arcebispo metropolitano de Pouso Alegre (MG), Dom José Luiz Majella Delgado, CSsR.

Toda a comunidade católica da pequena cidade sul mineira, encravada nas Serras da Mantiqueira, movimentou-se para o evento tão esperado. De fato, a instalação da nova paróquia e a posse do seu primeiro pároco, o neossacerdote Padre Rodrigo Domingues, MSC, vem coroar um processo que iniciou há várias décadas, quando por aquelas altas regiões frias de Minas Gerais, os Missionários do Sagrado Coração de Jesus (MSC) chegavam somente à cavalo para a “desobriga”. Que o diga o “gigante da Mantiqueira”, nosso querido e saudoso Padre Arlindo Giacomelli, MSC.

Certamente, aliado ao zelo e disposição de nossos missionários que por ali passaram, soma-se a fé singela e robusta do povo desta terra, que guardou com amor e dedicação a confiança no Cristo Jesus e na sua Igreja, sendo sempre cuidado e buscando a materna proteção da Mãe de Deus, por ali querida e amada como Senhora da Conceição Aparecida. De fato, a proximidade com o Santuário Nacional de Aparecida (é só descer a Serra da Mantiqueira!), incutiu em nossa gente esse amor para com Nossa Senhora e não teria forma mais carinhosa de reconhecer a prontidão e beneplácito da Mãe de Deus de que tê-la como padroeira da nova paróquia.

A sexagésima quinta paróquia da Arquidiocese de Pouso Alegre é formada por todo o limite geográfico da cidade de Marmelópolis, formando uma rede de dez comunidades, espalhadas pelas montanhas da região. Foi desmembrada da paróquia de Nossa Senhora da Soledade de Delfim Moreira, também servida quase que por um século pelos Missionários do Sagrado Coração. É uma comunidade viva e se caracteriza por ser piedosa e festeira, sem faltar com o tradicional acolhimento mineiro, que abraça a todos que a visitam. Do seu meio, já surgiram muitas lideranças leigas que marcaram sua história com um fecundo testemunho de perseverança e dinamismo, alguns dos quais já partiram para junto de Deus. Apesar de jovem, a comunidade é também, terra fértil de vocações: somos atualmente três padres (Padre Júlio César, MSC; Monsenhor José Catarino e Padre Lucemir, MSC), um religioso estudante de Teologia (Fr. José Marcos, MSC) e dois seminaristas estudantes de Filosofia (Jardel e Natanel), além de algumas religiosas e vários vocacionados, filhos desta nova paróquia.

Pedimos à Virgem Maria, Nossa Senhora Aparecida, que derrame efusivas bênçãos sobre a nova comunidade paroquial, acalentando o coração de todo o povo fiel do Senhor e dando ao seu primeiro pároco a alegria e sabedoria para continuar confiante, nesta nova etapa da vida cristã deste querido povo, a missão que ali lhe foi confiada.

Pe. Lucemir Alves Ribeiro, MSC