Com o tema “Educar para a justiça e a paz”, está acontecendo nos Colégios de nossa Província de São Paulo: Externato Nossa Senhora do Sagrado Coração, Colégio John Kennedy I e II e Colégio Pe. Júlio Chevalier, a Semana de Planejamento Pedagógico.
Com bastante entusiamos e motivação, nossos funcionários e professores foram acolhidos pela direção de nossas escolas e pela Pastoral da Educação MSC que ficou responsável pela abertura do planejamento em todas as Escolas.
Num clima de alegria e espiritualidade, os religiosos Fr. Michel dos Santos, MSC e Fr. Fernando Clemente, MSC realizaram momentos de oração e reflexão com os professores e Direção.
As atividades da Semana de Planejamento Pedagógico em todas as escolas MSC inclui debates sobre a estruturação pedagógica e o plano de desenvolvimento da instituição. O Superior Provincial Pe. Manoel Ferreira dos Santos Junior, MSC, compareceu em todas as Escolas, acolhendo o corpo docente e partilhando sobre o carisma, missão e espiritualidade da Mantenedora dos Colégios: Os Missionários do Sagrado Coração.
Pe. Manoel ainda ressaltou, A educação é a aventura mais fascinante e difícil da vida. Educar – na sua etimologia latina educere – significa conduzir para fora de si mesmo ao encontro da realidade, rumo a uma plenitude que faz crescer a pessoa. Este processo alimenta-se do encontro de duas liberdades: a do adulto e a do jovem. Isto exige a responsabilidade do discípulo, que deve estar disponível para se deixar guiar no conhecimento da realidade, e a do educador, que deve estar disposto a dar-se a si mesmo. Mas, para isso, não bastam meros dispensadores de regras e informações; são necessárias testemunhas autênticas, ou seja, testemunhas que saibam ver mais longe do que os outros, porque a sua vida abraça espaços mais amplos. A testemunha é alguém que vive, primeiro, o caminho que propõe.”
Ser testemunha: eis aí o desafio maior. A testemunha é alguém que tomou parte em algo, vivenciou profundamente e, depois, fala do que viveu.
Em outras palavras, não basta que multipliquemos projetos, urge primeiramente haver um testemunho por parte do educador a respeito dos valores cristãos que professamos. Mais do que todo conteúdo que transmitiremos, serão os nossos atos que ficarão permanentemente marcados na vida desses jovens que nos são confiados. E que maravilhoso seria saber que, dentro de alguns anos, um bom exemplo dado por um educador ou educadora incidiu positivamente na vida de um aluno. O que nos é confiado como educadores e educadoras é uma responsabilidade imensa: transmitir um conhecimento que vai além do conteúdo de nossos programas de aula, mas de vida mesmo. Como escola em pastoral, escolhemos como bússola nessa caminhada o Evangelho de Jesus e disso nunca podemos nos esquecer.
Nosso ideal é que se crie na escola um ambiente em que se possa sentir alegria de se estar. Um ambiente de respeito e de fraternidade, para alunos, pais e funcionários. Algo que se vá construindo no dia-a-dia, com a disposição de sempre recomeçar se houver um erro: o mais importante é que haja o desejo de acertar. Assim estaremos em Pastoral, ou seja, seguindo o único Pastor, fonte de alegria e de vida em plenitude para todos.
Acompanhe algumas fotos da abertura da semana pedagógica em algumas de nossas escolas.
Conheça nossos colégios:
COLÉGIO JOHN KENNEDY
COLÉGIO PADRE JÚLIO CHEVALIER
Rua Sales de Oliveira, 2000 – Vila Industrial – Campinas – SP
Telefone: (19) 3272-4502
Site: www.colegiochevalier.com.br
EXTERNATO NOSSA SENHORA DO SAGRADO CORAÇÃO
Av. João XXIII, 1071 – Vila Formosa – São Paulo – SP
Telefones: (11) 2211-0425 / 2211-1168 / 2211-2761
Site: www.externatonssc.com.br
Fr. Michel dos Santos, MSC
Pastoral da Educação MSC