20160726_144848Entre os dias 24 e 31 de julho, o Santuário de Nossa Senhora Aparecida do Sul, Itapetininga, realizou sua Semana Missionária com o tema: “Com Maria, em Jesus, sendo Igreja Missionária”. Participaram cerca de 150 missionários que, atendendo ao apelo do Papa Francisco por uma Igreja em Saída, deram seu sim e ajudaram a evangelizar e a animar a comunidade.

No domingo, 24, durante a celebração Eucarística, presidida pelo Superior provincial dos Missionários do Sagrado Coração, cada missionário recebeu a cruz, símbolo maior do amor de Jesus pela humanidade, ficando assim, enviados a testemunhar esse amor.

Ao longo de todos os dias houve momentos especiais de oração, preparados pelas irmãs Dominicanas de São José, visitas às famílias, aos comércios e obras sociais, sempre marcados pela alegria contagiante da juventude, fazendo ecoar a alegria dos jovens participantes da Jornada Mundial da Juventude, que aconteceu entre os mesmos dias na Cracóvia, Polônia. Ao final de cada dia os missionários reuniam-se para a celebração Eucarística e para a reflexão de algum tema.

Na quinta, 28, foi realizada uma bonita peregrinação. Os missionários, entre cantos, orações e outras manifestações de fé, caminharam até a Catedral Nossa Senhora dos Prazeres, onde puderam passar pela porta santa e experimentar a infinita Misericórdia de Deus.

No domingo, 31, o pároco, Pe Júlio César, MSC, presidiu a Eucaristia de encerramento da semana e agradeceu a participação de todos os missionários, entre os quais o Pe Lucemir, diáconos, religiosos e seminaristas da Congregação dos Missionários do Sagrado Coração, que ajudaram a animar esse momento bonito da vida da comunidade e encerrou sua reflexão dizendo que a missão nos permite partilhar, criar novos laços, novas relações, estabelecendo um novo jeito de olhar a vida e de ser Igreja.

Everton Albuquerque, MSC

01 02