Santuário das Almas
  • Rua Guaporé, 429 – Armênia – cep 01109-030 – São Paulo – SP
  • Telefone: (11) 3228-9988 – E-mail: contato@santuariodasalmas.com.br

Catequese 2014 – 2º Semestre

Publicado em 16 de setembro de 2014 \\ Notícias

Fotos de diversos grupos de crianças e adolescentes em atividades de catequese em nosso Santuário.

Aqui vemos Cleonice, responsável pela catequese da primeira eucaristia – 1º ano com 12 crianças. Logo em seguida Elaine e Letícia com a primeira eucaristia 2º ano contando com quinze crianças as quais receberão o sacramento no dia 22/11/2014. Vemos também o grupo dos Coroinhas coordenado pelo Seminarista mSC Elinaldo. Vemos também o Daniel com 10 jovens preparando-os para o Crisma – 1º ano. Por último com a Pré-catequese a Flávia e a Luciana que contam com três crianças.

Após a catequese as crianças tomam um lanche no salão, preparado pela Dulcinéia.

Depois do lanche as crianças são encaminhadas ao Santuário para participarem da missa das 17h00, hoje presidida pelo Pe.Manoel mSC.

Dia da Exaltação da Santa Cruz

Publicado em 13 de setembro de 2014 \\ Notícias

Imagem_Cruz“Clarão que resplandece a eterna Luz / arma da alma amante guerreira / ó Bendita Cruz, adorável Cruz / Te adoramos Santa Cruz / ó Santa Cruz adorável /de onde a vida brotou / nós, por Ti redimidos / a Ti cantamos louvor” (Ir. Kelly Patrícia e adaptação do Ofício Divino e Escritos de Santa Faustina).

E o nosso coração, que compromisso quer fazer diante da cruz, hoje? E a nossa vida, que testemunho dará a esta geração?

“Jesus nos abriu caminho novo. Acheguemo-nos a Ele com coração sincero, com plena firmeza da fé, o mais íntimo da alma isento de toda mácula de pecado, e o corpo lavado com a água purificadora (do batismo). Conservemo-nos firmemente apegados à nossa esperança, porque é fiel Aquele cuja promessa aguardamos.

Olhemos uns pelos outros para estímulo à caridade e às boas obras.[...] Não somos absolutamente de perder o ânimo para nossa ruína; somos de manter a fé, para nossa salvação!” (cf. Hb 10, 19-25. 32-39).

 

Porque meus olhos viram vossa salvação

Publicado em 9 de setembro de 2014 \\ Notícias

“Porque os meus olhos viram a vossa salvação que preparastes para diante de todos os povos, como luz para iluminar as nações, e para a glória de vosso povo de Israel” (Lc 2,30-32).

nascimento-de-mariaDia 8 de setembro comemoramos a Natividade de Nossa Senhora (o aniversário da “Mãe”), e no dia 12 o “Santíssimo Nome de Maria” ( ainda Nossa Senhora das Dores dia 15, Nossa Senhora da Salete dia 19, Nossa Senhora das Mercês dia 23).

O que significam durante o ano litúrgico tantas comemorações relativas à Virgem Maria? “Cada um de nós tem a desempenhar o mesmo papel que a Santa Virgem, a mesma vocação incrível: dar Deus ao mundo, apresentar ao mundo Deus vivo, fazer que Deus se torne vivo no nosso mundo.

O anjo da Anunciação continua a esvoaçar sobre a humanidade à procura de um servo ou de uma serva do Senhor, simples, inocente, e tão cheio(a) de fé que aceite também: por seu intermédio poderia o Verbo fazer-se carne e habitar entre nós.

Todos protestam, todos se recusam e apresentam objeções: são indignos, ou dignos demais, estão muito ocupados ou sentem-se incapazes, são solteiros ou mal casados.

Outrora, porém, uma menina de quinze anos disse: ‘Está bem! Aceito! Não compreendo nada, mas acho bom. Acredito em tudo isso’.
E acreditou. Acreditou que continuando em sua vida tranquila, ocupada nos afazeres mais humildes, orando, amando e sofrendo, poderia acontecer que à força de paciência, à força de crer e de amar, dela poderia acontecer um dia surgir a salvação do mundo, e toda a Igreja sentir-se à vontade em sua casa” [LOUIS EVELY, p.18].

 

Como fazer da Bíblia um livro de oração diária inseparável da nossa vida?

Publicado em 1 de setembro de 2014 \\ Notícias >

A lectio divina é um método de oração com pelo menos 2.500 anos de história. Ele é formado de 4(quatro) degraus: leitura, meditação, oração e contemplação. O que é a lectio divina? Significa leitura orante da Bíblia. É o exercício pessoal e ordenado da escuta da Palavra de Deus. É deixar-se envolver pelo plano amoroso e libertador de Deus. Consiste na leitura da Palavra de forma pausada, gratuita, saboreada, sem pressa, com a única finalidade de escutar a Deus. Em Hebreus 4,12-13 temos o efeito da Palavra de Deus em nós: “A Palavra de Deus é viva e eficaz e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes. Penetra até dividir a alma e o espírito”. Sem este alimento constante da fé e do desejo de Deus, a nossa vida se torna vazia de conteúdo.

1. Leitura − Leia o texto uma, duas e até três vezes. Devemos ler e reler o texto sagrado para perceber os elementos importantes. A tarefa é muito fácil: prestar atenção nos verbos, nos sujeitos, nos sentimentos, nas qualidades da ação, nos fatos consequentes. Siga as leituras que a Igreja nos oferece para cada dia, mesmo que seja um texto difícil. Caso contrário, cairemos no subjetivismo, escolhendo textos que preferimos. Escreva, copie, cole e imprima no seu coração. A Bíblia de Jerusalém é de grande importância pelos seus textos paralelos.

2. Meditação − O que significa? Repetir cada palavra e cada versículo. Para os primeiros monges meditar era repetir os textos bíblicos aprendidos de cor. Para os monges a Palavra de Deus devia estar na boca, em todo lugar e em todo tempo. Admire profundamente aquele que está falando em seu coração. É o momento de reconhecer as maravilhas que Deus fez por mim. Meditação é ruminação, é mastigar, é saborear o texto.

3. Oração − Toda boa meditação desemboca naturalmente na oração. É o momento de responder a Deus após tê-lo escutado. Esta oração é um momento muito pessoal que diz respeito apenas à pessoa e Deus. É um diálogo pessoal! Não se preocupe em preparar palavras, mas fale daquilo que está no seu coração depois da meditação: se for louvor, louve; se for pedido de perdão, peça perdão; se for necessidade de maior clareza, peça a luz divina; se for cansaço e aridez, peça os dons da fé e da esperança. Enfim, os momentos anteriores, se feitos com atenção e vontade, determinarão a oração da qual nasce o compromisso de estar com Deus e fazer a sua vontade.

4. Contemplação − Desta etapa a pessoa não é dona. É um momento que pertence a Deus e Sua presença misteriosa sim, mas sempre presença. É um momento no qual se permanece em silêncio diante de Deus. Se ele conduzir à contemplação, louvado seja Deus! Se ele lhe der apenas a tranquilidade de uns momentos de paz e silêncio, louvado seja Deus! Se, para você, for um momento de esforço ficar na presença de Deus, louvado seja Deus! Um conselho prático: se aprende a nadar, nadando; a dirigir, dirigindo; a rezar, rezando. Não desista!

Por fim, leve a Palavra de Deus e o fruto desta oração para a sua vida. Produza os frutos da Palavra de Deus semeados no seu coração, frutos como: paz, sorriso, decisão, caridade, bondade… Não se preocupe se alguma coisa não for bem, um dos frutos da Palavra de Deus é a noção do erro e a conversão pela sua misericórdia.

Até a próxima edição!!!

Pe. Valmir Teixeira, mSC
Pároco e Reitor do Santuário das Almas

imagem

 

Preencha cuidadosamente o formulário, pois todos os campos são de preenchimento necessário.

Formulário de Cadastro para Campanhas


ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES

Publicado em 25 de agosto de 2014 \\ Notícias

DSCN0553Autor desconhecido

“Divino Jesus, que nos ensinastes a rogar ao Senhor da seara que mande operários para a sua vinha, dignai-vos suscitar nas famílias cristãs muitas vocações sacerdotais e religiosas, ilustrai a fé dos cristãos, a fim de que compreendam a grandeza sublime do santo ministério e fortalecei a vontade dos escolhidos para que sejam animosos em seguir o vosso chamamento.

Virgem Santíssima, intercedei pelo clero secular e regular e interponde o vosso valioso patrocínio em favor das vocações.

− Para celebrar sem fim o divino sacrifício.

R. Dai-nos sacerdotes, Senhor!

− Para vos conduzir às crianças. R

− Para abrir o santo Evangelho às almas. R

− Para dar ao pecador contrito o vosso perdão. R

− Para partir o pão da vossa Palavra às almas famintas. R

− Para acudir aos moribundos na derradeira hora. R

− Para benzer os lares, as oficinas e os campos. R

− Para expandir o vosso Reino no coração dos homens. R

− Para consolar os tristes e aflitos. R

− Para confundir o erro e a hipocrisia. R

− Para animar os desalentados. R

Oração à Sagrada Família

Publicado em 10 de agosto de 2014 \\ Notícias

Oração à Sagrada Família, pela 3ª Assembléia Extraordinária do Sínodo dos Bispos, a ser realizada de 05 a 19/10/2014, no Vaticano, cujo tema é “Os Desafios Pastorais sobre a Família no Contexto da Evangelização”.

image002 (2)

Grande retiro – MSC

Publicado em 29 de julho de 2014 \\ Notícias

Tivemos no dia 28 de julho de 2014, o término do Grande Retiro que foi realizado no sítio dos mSC em Guararema SP.

O pregador deste retiro foi o Pe. Valmir Teixeira mSC, que durante 30 dias conviveu com os noviços do Instituto Pe. Nicolau de Itajubá, passando toda sua vivência e experiência aos jovens seminaristas.

Foi o evento coroado hoje com uma missa celebrada pelo Pe. Manoel mSC, contando ainda com as presenças do próprio Pe. Valmir, e do Mestre dos Noviços Pe. Cortez. Que Deus ilumine o caminho desses seminaristas: Guido (Itália); Robson (Florianópolis); e Guillen (Colombia); para suas reais vocações.

A comunidade mSC agradece ainda, a inestimável colaboração da Irmã Maria Ivone Weissheimer, da Filhas do Sagrado Coração, durante o retiro.

 “Mais fotos, acessar o Facebook do Santuário das Almas”.

Posse do Superior Provincial

Publicado em 23 de junho de 2014 \\ Notícias

Posse do Superior e do Conselho Provincial dos MSC

No dia 20 de junho de 2014 às 10h00, no Santuário das Almas, na Ponte Pequena, foi celebrada uma missa, na qual tomou posse o Pe. Manoel Ferreira dos Santos Junior como Superior Provincial por um período de mais três anos.

Tomou posse também o Conselho da Província os religiosos: Pe. Edvaldo Rosa de Mendonça mSC, Pe. Alex Sandro Sudré mSC, Pe. Luiz Carlos Araújo Moraes mSC e Pe.Júlio César Machado mSC.

Rezemos para que Deus, na sua infinita bondade, ilumine esses religiosos para a difícil missão de perpetuar o ideal do fundador da Congregação, Pe. Julio Chevalier:

Amado seja por toda parte o Sagrado Coração de Jesus.

Eternamente.

Vídeo-Procissão e Missa da Festa SCJ

Publicado em 18 de junho de 2014 \\ Notícias > Vídeos

Vídeo da Procissão e Missa da Festa do Sagrado Coração de Jesus”

 

Apresentação feita pela Comunidade do Santuário das Almas da Ponte Pequena/SP, durante a festa do Sagrado Coração de Jesus em 2014

Missa de posse

Publicado em 17 de junho de 2014 \\ Notícias

A Congregação dos Missionários do Sagrado Coração, Província de São Paulo, convida a todos para a Celebração Eucarística na qual será empossado o Superior Provincial, bem como o Conselho da Província.

A celebração será no Santuário das Almas, no dia 20 de junho de 2014 às 10h.

Pedimos a gentileza que confirme a sua presença para melhor acolhermos.

Fone.: (11) 3228-9988
Rua:  Guaporé,429 – São Paulo.

Página 1 de 1812345...10...Última »