Nós, Missionários do Sagrado Coração, estivemos reunidos em Vinhedo, interior de São Paulo, dos dias 3 a 6 de Julho, em retiro. Com o auxílio do nosso querido confrade: Dom Antônio Carlos, MSC, bispo de Caicó-RN, conhecido por muitos como Dom Maristelo, rezamos sobre a “vida em comunidade”.

Para aqueles que não sabem,  todos os religiosos, além de professar os votos de obediência, pobreza e castidade, se propõem a viver em comunidade. Podemos dizer, que a comunidade é a família daqueles que aceitam o chamado de Cristo para viver um determinado carisma. No nosso caso, vivemos conforme dizem nossas constituições: “Nosso espírito é um espírito de família e fraternidade feito de bondade e compreensão, de misericórdia e de perdão mútuo, de mansidão, de humildade e de simplicidade, de hospitalidade e de senso de humor.” (Const. MSC , Nº 32)

Tendo nosso carisma diante dos olhos, e em nossos corações, a partir da pergunta “como tenho vivido o carisma MSC dentro da minha comunidade?” nós rezamos. Foram vários os pontos significativos que ficaram para nós. Mas destaco três:

Nós MSC somos convidados pelo nosso carisma a sermos misericordiosos: Em nosso apostolado devemos ser misericordiosos e mansos no trato com o povo, mas isso deve iniciar em meio à comunidade em que habitamos.

Somos convidados a doar a nossa vida em favor dos mais fracos: se a nossa entrega não iniciar com os irmãos que convivemos, essa entrega jamais acontecerá na nossa missão.

O amor deve ser maior entre os irmãos: estamos sempre pregando sobre a Igreja doméstica. A união na família, o amor, a fraternidade, o perdão… E nós religiosos MSC devemos viver assim, não na família que escolhemos, mas na família que Deus escolheu por nós e para nós…

O MSC é convidado a viver a missão em todas as partes, mas antes é convidado a viver a missão em sua própria casa (Comunidade). Anunciar com a própria vida que Deus ama com amor eterno e que seu amor acontece em meio a comunidade. O testemunho do amor vale mais do que mil pregações sobre o amor.

Texto: R. Paulo Henrique Lima Moraes, MSC