Durante todo o ano do noviciado o que mais nos deixava inquietos era pensar nos exercícios espirituais inacianos, sempre disseram que era um grande “divisor de águas”, um tempo da graça de Deus. No dia 03 de julho, em Guararemas – SP, iniciamos os nossos exercícios com a celebração da Eucaristia, presidida pelo pregador dos exercícios, Pe. Manoel MSC, que nos introduzia ao silêncio e a escuta da voz de Deus em nós.

Com o passar dos dias fomos adentrando nos mistérios das semanas, e entendendo a nossa história dentro da história da salvação, a história do amor de Deus. Fomos compreendendo que existe uma voz profunda dentro de nós, um voz que deseja ser escutada, e anseia por uma resposta, resposta tal que demos no dia de nossa eleição.

Vivenciamos as dores da Paixão, sentimos as o quanto pesa a fidelidade, que nossa resposta realmente é de fé, fé viva, que com fidelidade vence as provações e a cruz, e pela graça renasce na ressurreição, mostrando que o amor de Deus é o que dá sentido à nossa vida.

Os exercícios encerraram no dia 01 de agosto, mas a fidelidade continua, fazendo amado e testemunhando o amor de vivenciamos do Coração de Cristo em toda parte.

Nós, Tiago, Patrick, Pablo e Roney (Província do Rio de Janeiro), Jean (Província de Curitiba), Adailson e eu (Província de São Paulo), agradecemos a todos que rezaram por nós durante esses exercícios, Deus vos abençoe.

Jardel Luiz Ribeiro da Mota.