Pastoral Vocacional

Acompanhamento Vocacional

Olhando para os Evangelhos e para nossa própria vida, percebemos que é o próprio Jesus Cristo quem nos chama para o seu seguimento (Cf. Lc 6, 12-13). Foi “Ele que nos amou primeiro” (1Jo 4,19). É, assim, uma escolha gratuita, amorosa e pessoal. Contudo, ao nos sentirmos “tocados” por esse “chamado” do Senhor, é necessário de nossa parte, um discernimento (ir ao cerne, retirando as cascas), um olhar de fé, que deve vir acompanhado de alguns passos concretos, buscando dar uma resposta aquele que é “o único que consegue mostrar o sentido da vida presente e dar-lhe um conteúdo de plenitude” (Homilia do papa Bento XVI, no encontro com os jovens do Pacaembu).

Para nós, Missionários do Sagrado Coração de Jesus (MSC), há um processo que buscamos fazer com aqueles adolescentes e jovens que nos procuram, querendo conhecer um pouco mais nossa vida de Consagrados. A esse processo chamamos de acompanhamento vocacional.

O acompanhamento vocacional tem início quando o adolescente ou jovem nos procura. A partir desse primeiro momento, buscamos estabelecer um contato que apresente ao vocacionado nossa opção de vida e que também nos ajude a conhecê-lo melhor. Isso se dará através de “Convivências Vocacionais” (normalmente realizadas nos finais de semana), visitas e correspondências regulares. Quando há, de fato, um interesse em ingressar em nossa Congregação, buscamos, então, fazer uma preparação mais próxima (normalmente de um ano) a que chamamos de aspirantado; que corresponde ao ano que antecede a sua entrada em nosso seminário. Neste ano de aspirantado, além das atividades já citadas e de um contato mais freqüente, acontece também o “Estágio Vocacional”, de 15 dias, para aprofundarmos o mútuo conhecimento.

Após essas etapas, o aspirante ingressa no seminário e segue as seguintes etapas: Propedêutico (um ano), Filosofia (postulantado, três anos), pré-noviciado, noviciado e experiência missionária (dois anos) e Teologia (juniorato, quatro anos). Contudo, mais importantes que qualquer estrutura é o desejo sincero do seguimento do Senhor, tomando consciência de que somos “discípulos e missionários” do seu Coração, como nos recorda o tema do V CELAM.

POR QUE SER MSC?

Porque a nossa Congregação tem um espírito de família, de fraternidade, de doçura, sensibilidade, hospitalidade e humildade.
Porque somos chamados a ser sinal de esperança para todos aqueles que perderam um sentido para sua vida.
Porque a partir do Coração de Cristo, descobrimos um Deus solidário com todos.

O QUE NOS MOVE ?
A preocupação com os males que os homens sofrem nos dias de hoje.
Cremos que Cristo com seu amor compassivo é a solução para esses males.

Congregando-nos a Cristo, através dos Conselhos Evangélicos, somos enviados (missionários) aos homens e mulheres que sofrem, dispostos a ir aos lugares mais difíceis.

ONDE ATUAMOS?

– Nas Missões (no Brasil ou no Exterior)
– Na Ação Paroquial
– Na Formação dos Jovens
– Na Pastoral Vocacional
– Na Comunicação
– Na Educação Escolar
– No Atendimento ao Menor
– Na Pastoral da Juventude
– Na Catequese
– No Diálogo Inter-religioso

JOVEM, se você deseja também ofertar a sua vida ao Senhor, consagrando-se através dos conselhos evangélicos da castidade, pobreza e obediência, como um padre ou um irmão MSC, entre em contato conosco, através de um dos endereços abaixo.

São Luís – Seminário Pe. Júlio Chevalier
Rua Flávio Bezerra, 434 – Tirirical 65055-210 – São Luís – MA
Telefax: (98) 3258-8073
Pe. Luiz Carlos Araújo Moraes

Pirassununga – Escola Apostólica – Propedêutico
Rua Major Feliciano, 778 – Rosário Caixa Postal, 191
Telefax: (19) 3561-8914 – Pirassununga – SP
Pe. José Saraiva Junior

Instituto Padre Nicolau
Av. José Manoel Pereira, 252 – CP. 222
Cep.: 37500-000 – Itajubá – MG
Fone: (35) 3622-0749
Pe. Benedito Ângelo Cortez

  1. Nossa missão é fazer amado por toda parte o Coração de Jesus
  2. Ser sinal de esperança e benção
  3. Somos todos chamados por Deus
  4. Estarei em suas mãos; e fará de mim o que julgar conveniente
  5. É preciso sempre orar sem se desanimar
  6. Ajudar os mais necessitados
  7. Educando corações novos para um mundo novo
  8. O Senhor nos envia
  9. Estaremos sempre unidos pelos laços da caridade
  10. Deus nos chama a todo tempo, a cada dia e a toda hora
  11. Educar para o desenvolvimento humano