Em 2016 a paróquia São Miguel Arcanjo, Setor Conquista, Região Belém, celebrou o Jubileu dos dez anos de sua instalação canônica. Ela é uma das mais novas missões do Missionários do Sagrado Coração, assumida em janeiro de 2015. A história das comunidades paroquiais, contudo, é bem mais ampla e já soma quase trinta anos. Começou com uma ocupação e transformou-se num vicejante bairro. Desde o princípio a presença da Igreja católica foi sentida de vários modos. Guardar essa memória é um imperativo para a comunidade paroquial. Por esse motivo, um grupo de membros da comunidade elaboraram um livro chamado: Histórias de Conquista, relatos da ocupação da ocupação do Jardim da Conquista e da criação da paróquia São Miguel.
Trata-se de um pequeno opúsculo dividido em três partes.
A primeira narra como a ocupação tornou-se bairro e como este tornou-se paróquia.
A segunda parte, é um coligido de testemunhos de fiéis sobre a paróquia;
Por fim, a história de cada uma das comunidades é narrada, num último fragmento.
O livro conta com uma apresentação feita pelo bispo de Mogi das Cruzes, Dom Pedro Luiz Stringhini, que foi um dos pioneiros do trabalho nessa região ainda como padre e, quando da criação, era o bispo da região Episcopal. A organização do texto foi conduzida pelo Pe. Reuberson Ferreira, mSC e o prefácio é assinado pelo Pároco, Pe. Alex, mSC Entre os que assinam partes da obra encontra-se um grupo de fieis, acadêmicos e profissionais das ciências sociais. Nomeadamente: Danyo Rodrigues, José Lemos, Judite Rodrigues, Rosy Paes, Maria do Socorro Fernandes e Valéria Almeida.
O lançamento oficial está previsto para agosto deste ano na própria paróquia. O selo editorial do texto está sob a chancela da Scorteci editora.
(Pascom São Miguel)