Palavra do Provincial

Agosto, mês dedicado às vocações

Neste mês, a Igreja celebra as vocações: sacerdotal, religiosa e leiga.  A cada domingo do mês de agosto, a liturgia reza, de modo especial, por uma dessas vocações. No primeiro domingo, a liturgia recorda a missão do sacerdote, homem escolhido por Deus para ser pastor no seio da comunidade. Ao sacerdote cabe, portanto, a missão de ser sinal de unidade e pai espiritual na edificação e crescimento do povo de Deus. No segundo domingo, recorda-se a vocação familiar, na pessoa do pai. Em tempos de degradação de valores e  do referencial  familiar, a Igreja resgata a célula  da família como  meio essencial para viver os valores do evangelho. A família é um chamado de  Deus para transmitir na sociedade os valores cristãos.

A figura do pai ganha uma dimensão fundamental na organização e educação para a ética e a moral, No terceiro domingo, celebra-se a vocação religiosa, lembrando homens e mulheres que consagraram sua vida a Deus e aos irmãos. Desta vocação brotam carismas que enriquecem a nossa Igreja. São pessoas que buscam viver verdadeiramente seus votos de castidade, obediência e pobreza, tornando-se autênticos testemunhos do Evangelho.

Perseverantes, os religiosos estão a serviço do Povo de Deus, através das mais diversas mediações, seja pela oração, missões entre os infiéis, educação da juventude e obras de assistência aos pobres e excluídos da sociedade. No quarto domingo, a Igreja reza por todas as vocações leigas, lembrando homens mulheres que, a par das obrigações familiares e profissionais, dedicam-se ainda  a trabalhos pastorais, colaborando com os padres na catequese,  na liturgia, no ministério da música  e em tantos  outros misteres na  comunidade. Destaca-se, de modo especial, o Dia do Catequista.

São eles, por vocação e missão, os grandes propagadores da fé cristã em nossas comunidades.  Portanto, agradeçamos ao Senhor por estas vocações, pedindo-lhe  que continue enviando operários para a messe, que como diz Jesus: “é grande, mas poucos os  operários”!

Pe Edvaldo Rosa de Mendonça, MSC.

Veja mais…

Querido internauta,

Mais uma vez ocupo este espaço para chegar até você com a nossa reflexão do mês. Gostaria de partilhar uma visita missionária, realizada ao norte do país, em São Gabriel da Cachoeira, Amazonas.  A Congregação, através da Província de São Paulo, atua naquela região desde 1998. Em 2018, na Solenidade do Sagrado Coração, celebraremos os vinte anos de presença MSC junto a essas comunidades indígenas. A Diocese de São Gabriel possui uma imensa extensão geográfica e, atualmente, o número de sacerdotes é bem reduzido.  A Igreja local é formada por comunidades indígenas, em sua maioria, ribeirinhas. Para quem não sabe, são grupos localizados às margens do Rio Negro. Esta conjuntura de missão exige dos padres um espírito de total desapego e adaptação a esta realidade. Neste sentido, é admirável o comprometimento dos nossos confrades que atuam nesta frente missionária. As comunidades “ribeirinhas” me parecem o grande desafio neste contexto de missão. Para o atendimento a estes grupos, realizam-se as “itinerâncias”, visitas pastorais ao longo do ano.  Nestas ocasiões, procura-se atender  a todas as necessidades pastorais. Num passado mais remoto, chamávamos a  isto de “desobriga”. Os missionários chegam a permanecer no seio destas pequenas “aldeias” por um período de até dez dias. As condições não são fáceis para a realização deste trabalho de animação missionária. Além do clima da região, que muda constantemente, alternando-se, entre chuva e sol, há  sempre um calor muito úmido; além disso, os padres usam  um meio de transporte bastante precário na  travessia do Rio Negro. Durante a permanência na comunidade, os nossos missionários experimentam, em todos os sentidos, o dia a dia destes povos, ou... ler mais

Amado seja por toda parte o Sagrado Coração de Jesus

Querido internauta, neste mês de junho, queremos expressar a nossa devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Para nós, Missionários do Sagrado Coração, um tema significativo.   O nosso fundador, um homem profundamente devoto do Coração de Jesus, encontra sua inspiração nesse Coração transpassado pela lança do soldado romano.  Padre Chevalier não vê somente um coração ferido pela violência dos que rejeitaram sua proposta de amor, mas um coração capaz de amar, mesmo diante de tamanha violência.  Isto justifica o nosso lema: “amado seja por toda parte o sagrado coração de Jesus”. A devoção ao Sagrado Coração de Jesus, como sabemos, é bastante antiga. Os padres da Igreja já falavam dela tendo como referência o Coração transpassado pela lança do soldado. Desse coração dilacerado pela violência brota sangue e agua, símbolo do batismo e da eucaristia, e também da Igreja, a esposa de Cristo, o novo Adão. A Igreja nasce do Coração aberto de Jesus, assim como nasceu  Eva do lado aberto de Adão. Essa devoção vai se expandir com Santa Margarida Maria de Alacoque, com as conhecidas revelações do Sagrado Coração, ferido e apresentado aos homens: “Eis o Coração que tanto amou os homens, que nada poupou, até se esgotar e se consumir para lhes testemunhar seu amor…” Existem muito textos que falam do Coração de Jesus, mas a ideia central é de que Deus escolhe um povo para amar e coloca no meio deste povo o seu coração e Jesus é a expressão máxima deste amor divino. Este coração continua no meio do povo e Deus continua com o mesmo desejo e a mesma intensidade de Amar. A razão... ler mais

Maria mãe da Igreja

“Maria é verdadeiramente mãe da Igreja,… não se pode falar da Igreja sem que ela esteja presente” Pue 291. Querido internauta, neste mês de maio, somos convidados a expressar carinhosamente a nossa devoção a Maria, mãe de todos os batizados. Esta afirmação do documento de Puebla nos dá uma noção da importância de Maria para a vida da Igreja, em sua missão de mãe dos batizados.   A palavra Igreja significa Assembleia. “Assembleia dos que possuem a graça de Cristo recebida no Batismo”.  Maria, ao acolher a vontade de Deus aceitando ser a mãe do Salvador, recebe por primeiro esta graça. Sendo assim, ela acolhe também o embrião da Igreja nascente, tornando-se a representante por excelência desta assembleia de batizados. O sim de Maria tem desdobramentos importantes para a missão da Igreja.  Jesus vai confiar aos seus discípulos a missão de evangelizar: “Ide por todo mundo e anunciai o evangelho” (Mc 16,15). Maria se torna protagonista desta missão quando assume em sua própria vida o Filho de Deus.  O sim de Maria representa a atitude de quem descobriu que não é somente destinatária desta boa noticia, mas é também portadora. Nisto consiste a dimensão evangelizadora do seu sim. Outro desdobramento do sim é a relação de intimidade com a Igreja.   A comunidade igreja nasce desta entrega de Jesus na Cruz, porém, se oficializa, ao formar sua primeira comunidade em Jerusalém, com infusão do espirito Santo (At 2. 37-42). Maria, mais uma vez, está à frente, pois já havia feito a experiência do Espírito por ocasião de sua concepção.  Agora, se apresenta como modelo de discípula e mãe, participando  deste momento... ler mais

Maio, mês de Maria

 “Maria é verdadeiramente mãe da Igreja,… não se pode falar da Igreja sem que ela esteja presente” Pue 291. Querido internauta, neste mês de maio, somos convidados a expressar carinhosamente a nossa devoção a Maria, mãe de todos os batizados. Esta afirmação do documento de Puebla nos dá uma noção da importância de Maria para a vida da Igreja, em sua missão de mãe dos batizados.   A palavra Igreja significa Assembleia. “Assembleia dos que possuem a graça de Cristo recebida no Batismo”.  Maria, ao acolher a vontade de Deus aceitando ser a mãe do Salvador, recebe por primeiro esta graça. Sendo assim, ela acolhe também o embrião da Igreja nascente, tornando-se a representante por excelência desta assembleia de batizados. O sim de Maria tem desdobramentos importantes para a missão da Igreja.  Jesus vai confiar aos seus discípulos a missão de evangelizar: “Ide por todo mundo e anunciai o evangelho” (Mc 16,15). Maria se torna protagonista desta missão quando assume em sua própria vida o Filho de Deus.  O sim de Maria representa a atitude de quem descobriu que não é somente destinatária desta boa noticia, mas é também portadora. Nisto consiste a dimensão evangelizadora do seu sim. Outro desdobramento do sim é a relação de intimidade com a Igreja.   A comunidade igreja nasce desta entrega de Jesus na Cruz, porém, se oficializa, ao formar sua primeira comunidade em Jerusalém, com infusão do espirito Santo (At 2. 37-42). Maria, mais uma vez, está à frente, pois já havia feito a experiência do Espírito por ocasião de sua concepção.  Agora, se apresenta como modelo de discípula e mãe, participando  deste momento... ler mais

Vivendo a espiritualidade da Semana Santa

Querido internauta, tudo bem? É com alegria que chego até você, com mais uma proposta de  reflexão. Celebramos neste mês, a semana santa, ponto alto do nosso calendário litúrgico, com destaque para o Tríduo Pascal. A espiritualidade que vivemos durante este período, é um convite a contemplar a paixão, morte e ressurreição de Jesus. Ao celebrarmos a liturgia da semana santa, estamos recordando os últimos acontecimentos da vida de Jesus entre nós, refletindo, especialmente, sua sublime entrega pela nossa salvação. A ressurreição de Jesus, celebrada no domingo de páscoa é, portanto, ponto culminante desta semana.  O apóstolo Paulo ao escrever à comunidade de Corinto é categórico: “Se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação e vã a nossa fé…”. Assim sendo, podemos afirmar que, o anúncio da ressurreição é o coração da mensagem evangélica que sustenta nossa vida em comunidade. A fé cristã nos assegura de que o fim último não é a morte, mas sim a comunhão definitiva com o Pai.  Como cristãos, devemos viver na certeza deste encontro com o Senhor da vida. Creio que nisto se fundamenta a existência cristã. Viver este tempo litúrgico é renovar este espírito de comunhão com Deus e com os nossos irmãos. O exemplo de Jesus, deve nos direcionar para uma vida fraterna, onde as nossas relações possam ser marcadas pela entrega total, assim como fez Jesus. Acolher a proposta de espiritualidade desta semana é renovar o nosso compromisso de superar as provações que surgem da opção pela vida cristã. O sofrimento, experimentado por Jesus, faz parte desta busca da comunhão eterna, não podendo ser interpretado como um castigo ou... ler mais

Quaresma tempo de voltar para Deus

Querido internauta, é com grande alegria que chego até você para dar continuidade às reflexões mensais em nosso portal. Neste primeiro contato gostaria de chamar sua atenção para o tempo litúrgico em que estamos vivendo na Igreja, o tempo da Quaresma.  Esta  palavra Quaresma vem do latim quadragésima e é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecede a festa ápice do cristianismo: a pascoa, a ressurreição de Jesus Cristo.  A quaresma nos convida a tomar consciência do que significa ser discípulo de Jesus e nos prepara para esta grande celebração cristã. O tempo quaresmal nos ajuda e nos estimula na vivência de um intenso compromisso espiritual. A Igreja recomenda neste período, os exercícios das práticas espirituais, “a esmola, o jejum e a oração”, não como uma mera repetição, algo rotineiro, que acontece todos os anos, mas como um caminho de conversão. É um tempo de “voltar para Deus” como diz o profeta Joel na liturgia da quarta feira de cinzas: “voltai para mim de todo coração” (Joel. 2,13). Voltar para Deus de todo coração significa estar totalmente aberto à conversão, disposto a experimentar a misericórdia do senhor através do sacramento da reconciliação. São Paulo deixa isto muito claro na carta aos coríntios quando diz: “deixais-vos reconciliar com o Senhor” (2cor. 2,5). O pecado é um estado de desacordo entre Deus e o homem, Portanto, se faz necessário restabelecer a harmonia, recriar o vinculo com o Criador. Neste sentido, a proposta quaresmal é de superação das nossas misérias, um retorno à vivência sacramental como caminho para se chegar a Deus. Assim sendo, desejo a você que nos... ler mais

Há um tempo para tudo debaixo do céu, tempo de plantar e de colher. (Ecle.3,1-2)

Caro internauta, Imagino que você, na Escola, deve ter ouvido falar de Carlos Drummond de Andrade.  Mineiro de Itabira, de Mato Adentro, estudou com jesuítas. Morreu em 1987. Sobre o tempo, ele tem um belo poema que no final do ano faz um sucesso, diz assim: “Quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão. Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. Aí, entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número, e outra vontade de acreditar que daqui para diante vai ser diferente”(A ideia genial de fatiar o tempo. Carlos Drummond de Andrade). Estamos chegando ao final de mais um ano. É tempo de agradecer a Deus pela Sua presença em nossa vida. Sabemos que foi um ano difícil para o povo brasileiro, com problemas políticos e econômicos, com desemprego e violência, com sofrimentos e alegrias. Mas, em todos os momentos, para nós que temos fé, certamente, pudemos sentir a presença amorosa de Deus nos conduzindo. Estamos chegando perto do Natal, convido a você para que se prepare bem para o encontro com Jesus, a Palavra de Deus, que veio habitar entre nós. Prepare-se através das celebrações dominicais do advento e, se possível, através do sacramento da Confissão.  É tempo de esperança e de renovação da vida. É com este espírito que desejo a você um santo Natal e feliz ano novo repleto das bênçãos e graças de Deus. Caro internauta, encerrando o ano, eu também... ler mais

Os Missionários do Sagrado Coração, a oração pelos vivos e falecidos e a busca de santidade

Caro internauta, Iniciamos o mês de novembro com a Festa de Todos os Santos e o Dia de Finados. A busca pela santidade deve ser a grande luta diária de cada cristão. Ser santo não é ser perfeito, mas é ser, a partir dos dons que Deus nos deu, o melhor possível. Buscar ser aquilo que Deus nos fez para sermos. E Deus nos fez para sermos santos. A santidade está bastante ligada com a vocação que temos. Se vivermos bem nossa vocação, estaremos mais perto da santidade que vem de Deus. Neste mês somos chamados também a rezar pelos falecidos. Quando rezamos, manifestamos nossa confiança num Deus que tem misericórdia com seus filhos. Os Missionários do Sagrado Coração trazem como missão levar ao mundo o amor de Deus revelado no Coração de Jesus. Quando pensamos no Coração de Jesus, pensamos em Sua misericórdia pelos pecadores, pelos pobres e pelos que sofrem. Pensamos também na misericórdia de Deus principalmente na hora de nossa morte e depois dela. Crer num Deus que perdoa e ama é fundamental para a nossa saúde espiritual. Muitas pessoas sofrem por não acreditar na misericórdia de Deus, por não se sentirem amadas e perdoadas pelo Coração de Jesus. Diante disso, é missão dos Missionários do Sagrado Coração instruir sobre a verdadeira espiritualidade que nasce do Coração de Jesus, que acolhe todas as pessoas que buscam a salvação. No Coração de Jesus está a revelação do coração amoroso de Deus. Quem olha para o Coração de Jesus conhece o coração de Deus, isto é, quem conhece Jesus, seus ensinamentos, seus gestos, sua forma de dar a... ler mais

Mês dedicado à missão: Você já descobriu a sua? Seja um internauta missionário do Evangelho…

Caro Internauta, No mês de outubro, a Igreja reflete sobre a missão e quer lembrar a todos que ela é essencialmente missionária e a missão, sua parte integral. Foi graças à missão de outras pessoas que nós recebemos o presente da fé cristã. Por isso, cada cristão deve ser evangelizador do povo de Deus. Às vezes nós pensamos que vivemos num país cristão católico e que todas as pessoas já foram evangelizadas. A realidade nos mostra o contrário. Muita gente, inclusive pessoas que participam das missas, ainda não assumiram o Evangelho como parte fundante de sua vida. Muitos não conhecem a beleza e os fundamentos de nossa Igreja e por isso acabam até mudando de religião. Outros, ainda, não foram tocados pela mensagem cristã e só o serão pelo testemunho e a pregação de nossos leigo (a)s comprometido(a)s. Quantas pessoas ainda não aprenderam a rezar e gostariam muito que alguém as ensinasse. No mês de setembro, passado, estive em Moçambique e percebi que a maioria do povo moçambicano nunca ouviu falar de Jesus Cristo. Temos muita missão pela frente. Toda pessoa humana tem necessidade de Deus e da mensagem cristã. A mensagem cristã deve ser um presente para a vida das pessoas. Todo batizado deve pregar o Evangelho em qualquer tempo e lugar. A mensagem cristã traz sempre esperança e alegria às pessoas. Vale a pena evangelizar, vale a pena ser evangelizado. O Evangelho nos orienta para a justiça e solidariedade; cria laços de amizade e de amor; ensina-nos  a perdoar e nos ajuda a crescer como pessoa humana e de fé. Por isso, a Palavra de Deus é... ler mais