É com alegria que, em nome da comunidade MSC, convido você para participar da Festa de Nossa Senhora do Sagrado Coração, em Vila Formosa, São Paulo, SP. A festa será realizada no dia 29 de maio e a novena começará no dia 21. Você poderá iniciar a novena em sua casa e concluí-la no Santuário junto com outros romeiros e devotos presentes. É sempre uma belíssima festa, com a presença de romeiros de diversos estados e cidades. (veja a programação completa abaixo)

Qual o significado do título de Nossa Senhora do Sagrado Coração?

O título é fruto de dois anos de oração e reflexão do Pe. Júlio Chevalier, fundador dos Missionários do Sagrado Coração. É importante entendermos que no centro desta devoção está o Coração de Jesus. A imagem de Maria, que reflete aos nossos olhos e ao nosso coração é a de Nossa Senhora do Sagrado Coração de Jesus. Assim, acreditamos que todas as graças de Deus vêm do Coração de seu Filho, e Maria está intimamente ligada a esse Coração. Por isso podemos recorrer com confiança a ela como mãe.

A própria imagem de NSSC é uma verdadeira catequese para o fiel que contempla Maria a apontar o Coração de Jesus e a dizer que Ele é o centro de nossa fé; e Jesus mostrando o coração de sua mãe, como a significar: quem quiser chegar ao coração d’Ele deve passar pelo coração da Mãe.

Nós, Missionários do Sagrado Coração, temos um grande carinho por este título mariano, pois sentimos que faz parte da essência de nossa vocação. Ela acompanha a origem de nossa comunidade religiosa. Dizia nosso fundador, Pe. Chevalier, que “Ela tudo faz em nossa Congregação”.

Ao longo da história e pela experiência pessoal dos devotos, conforme as graças alcançadas por meio de Nossa Senhora do Sagrado Coração, vários títulos foram sendo dados a ela:

−Esperança dos desesperados.

Quando sentimos que a vida vai se tornando difícil, quando vamos desanimando ou não conseguimos encontrar resposta para as causas que acreditamos serem de Deus, mas parecem impossíveis, sabemos que em Maria podemos encontrar solução. A ela podemos ir confiantes em todas as nossas dificuldades, na certeza de que seremos atendidos.

−Tesoureira do Coração de Jesus.

O tesoureiro é normalmente aquele que tem a chave do cofre onde estão os tesouros. É assim que vemos Maria com este título. Aquela que, pela proximidade ao Coração do Jesus e pelo amor do Filho por Ela e pela humanidade, é capaz de abrir os tesouros da salvação a todos os devotos.

Advogada nossa.

Quando nos sentimos fracos e solitários. Incapazes de defender a nossa causa temos uma advogada que nos defende diante do mundo e de Deus.

− Consoladora dos aflitos.

Nos momentos de aflição não tenhamos medo de recorrer a esta querida Mãe, com fé e devoção.

Não foi à toa que os Papas Pio IX e Pio XII incentivaram a devoção a NSSC, fazendo oito coroações da mãe de Deus, com esse belíssimo título.

Quero convidar você que ama a mãe de Jesus a estar em sintonia de oração pela nossa festa e por todos os que procuram Maria, Nossa Senhora do Sagrado Coração, para rezar pedindo e agradecendo pelas graças alcançadas. Faça a sua novena em sintonia conosco.

E que Nossa Senhora do Sagrado Coração o (a) proteja.

Pe. Manoel Ferreira dos Santos Junior, MSC
(Superior Provincial)

cartaz-festa