Fraternidade

Fraternidade Leiga Missionária do Sagrado Coração

Dados históricos

O padre Júlio Chevalier (†21/10/1907), quando fundou a Congregação dos Missionários do Sagrado Coração, pensou, também, nos padres diocesanos e nos leigos.

Os leigos, conforme o Concílio Vaticano II, “são todos os cristãos, exceto os membros de ordem sacra e do estado religioso aprovado pela Igreja. Pelo Batismo foram incorporados a Cristo e exercem sua missão na Igreja e no mundo. Como membros vivos do Povo de Deus, testemunham sua vocação de batizados na Igreja e nas funções temporais segundo o plano de Deus” (LG 33). Hoje, segundo o pensamento do padre Chevalier, os leigos, por meio de sua missão própria no mundo, participam da vida da Congregação. A espiritualidade do Coração de Jesus sempre será a fonte primeira para o bom desempenho de sua missão nas comunidades cristãs e no mundo. Sendo assim, os leigos MSC participam também da espiritualidade e da missão dos MSC. No início da Congregação, os leigos participavam da sua vida pela pertença à Arquiconfraria de Nossa Senhora do Sagrado Coração.

A partir do Concílio Vaticano II, as congregações foram convidadas a voltar as suas origens e atualizar seu Carisma e sua Missão conforme as exigências do mundo atual. Hoje, as Fraternidades Leigas MSC e os padres diocesanos, espalhados por todo o mundo e em comunhão com os MSC, formam a Grande Família Chevalier. Participam também dessa Família, as Filhas de Nossa Senhora do Sagrado Coração e as Missionárias do Sagrado Coração de Hiltrup. O que nos move é o lema que o nosso Fundador nos deixou: “AMADO SEJA POR TODA PARTE O SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS”.

Nosso Fundador tinha em seu coração o germe das Fraternidades LMSC

“Esta Associação não é uma simples confraria, nem uma congregação cujo fim consiste em que as pessoas que a compõem tenham alguns meios a mais para procurar a própria salvação no meio do mundo. Assim permanecer em suas famílias, cumprir com seus deveres de estado, conservar a liberdade de suas ações no mundo e, entretanto, tender à perfeição sem colocar nenhum limite a sua dedicação por Nosso Senhor, e exercer na sociedade um apostolado, tal é o gênero de vida a que se comprometem os membros”. (Júlio Chevalier, 1865)

Missão

A Fraternidade Leiga Missionária do Sagrado Coração forma uma comunidade que se inspira na espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus e no Carisma do padre Júlio Chevalier, para viver e continuar a missão do Cristo no mundo.

Os membros da Fraternidade têm seu projeto de vida centrado no Coração de Jesus e ativa ação missionária, ideal de “amor-serviço” que já estava presente na aspiração do padre Júlio Chevalier, fundador dos Missionários do Sagrado Coração.

Cada membro deve ser, em qualquer situação, testemunha da ternura e da misericórdia do Coração de Jesus, sendo fermento na realidade em que vive, mediante a vivência do amor fraterno.

Somos uma Fraternidade de leigos que, inspirados pelo mesmo dom que o nosso fundador recebeu de Deus, vivemos nossa fé no amor misericordioso do Senhor, convencidos de que somos enviados pelo mesmo Senhor para proclamar a Boa Nova do amor e da Bondade de Deus.

Buscaremos viver em todos os lugares o lema que o padre Júlio Chevalier nos deu: “Amado seja por toda parte o Sagrado Coração de Jesus”.

Desejamos partilhar da missão dos missionários do Sagrado Coração, sempre em profunda comunhão com toda a “Família Chevalier”;

Buscaremos dar testemunho de fé através da evangelização na vida familiar, no trabalho e na sociedade em que vivemos.

Os Leigos MSC estão presentes em diversos lugares do Brasil, nos reunimos para rezar a partir da Palavra de Deus, estudar sobre a vida da família MSC, refletir sobre a realidade, para conviver e traçar linhas de atuação na sociedade à luz do carisma MSC.