Hoje recebemos o comunicado oficial da nomeação do padre Manoel dos Santos Ferreira Junior, MSC, como Bispo titular da Diocese de Registro SP. Diante da exigência evangélica, de dar do pouco que temos para o bem do povo de Deus, somos tomados por um sentimento de grande alegria com esta notícia.

Ao padre Manoel, os nossos mais sinceros agradecimentos pelos trabalhos prestados à nossa Província. Somos extremamente gratos pela dedicação e empenho durante este tempo em que serviu a Comunidade Provincial. Tenho certeza de que realizará um bom trabalho junto as comunidades de sua Diocese. Como irmãos de Congregação, confiamos no seu senso de pertença e fidelidade à Igreja de Cristo. De nossa parte, o esforço de comunhão e oração, pelo bom êxito de seu ministério episcopal.

Caro padre Manoel, a liturgia desta quarta feira, dia em que é publicada oficialmente a sua nomeação, nos convida para uma reflexão interessante. O Apóstolo Paulo, certamente percebendo a iminência do martírio, se dirige aos pastores da Igreja de Éfeso com a seguinte orientação: ‘Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho, sobre o qual o Espírito Santo vos colocou como guardas, para pastorear a Igreja de Deus”. Lembre –se de cuidar de você mesmo, e do rebanho pelo qual foi destinado. Cuidado com ‘os lobos ferozes, que não pouparão o rebanho’, alerta São Paulo. Como pastor, você estará à frente de um rebanho com a missão de proteger as ovelhas destes perigos.

Meu caro irmão, rogo ao bom pastor que lhe conceda o discernimento necessário no exercício desta missão que lhe foi confiada. Que são Francisco Xavier, padroeiro de sua Diocese, interceda sempre a seu favor. Que Maria, a Senhora do Sagrado Coração, seja sua companheira neste ministério de guiar e proteger o novo rebanho. Em nome da Província de São Paulo, desejo-lhe um próspero ministério com as bençãos de São José, nosso padroeiro.

Roma, 16 de Maio 2018
No coração de Jesus
Pe Edvaldo Rosa de Mendonça, MSC.