No último fim de semana, seguindo o feriado em que celebramos a Independência do Brasil, os teologantes Missionários do Sagrado Coração de todo o Brasil estivemos reunidos para uma convivência interprovincial e um momento de reflexão com o tema: Teologia e Política. A Província MSC de São Paulo acolheu os dezenove participantes do encontro no Teologado Padre Hélio Pontes, Vila Formosa, São Paulo-SP.

Foram bem intensas as oportunidades de confraternização, não só entre os confrades, mas também com as Fraternidades Leigas da Vila Formosa e da Ponte Pequena, e com as nossas irmãs de carisma, as Filhas de Nossa Senhora do Sagrado Coração. Também pudemos conhecer alguns pontos importantes da grande metrópole, como a Catedral da Sé, na qual também visitamos o túmulo de D. Paulo Evaristo Arns; o Pátio do Colégio e o Mercadão Central.

Os temas de reflexão foram trabalhados pelo padre Júlio Lancelotti, que na sexta feira nos presenteou com o seu rico testemunho de vida e trabalho social, e no sábado pelo padre Edélcio que partilhou conosco um panorama da ação da Igreja em relação à política desde os tempos da Independência até aos dias de hoje, trazendo elementos também de sua recente pesquisa sobre a atuação do Padre Comblin.

Deste modo, mais uma vez demos passos em direção a uma integração eficaz entre as três províncias, partilhando experiências e compartilhando o carisma. Roguemos a Nossa Senhora do Sagrado Coração, para que tenhamos sempre em vista o Coração de seu Filho e, em nome dele, anunciemos em todas as partes o amor e a misericórdia de Deus. Amém.