Tendo como tema: “O papel da mulher na Filosofia e na Igreja”, aconteceu entre os dias 7 e 10 de setembro, em são Luís -MA, o encontro nacional dos postulantes MSC, reunindo formandos das províncias de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba.

No primeiro dia, tivemos como palestrante, a Teóloga e médica Cíntia Assunção. A reflexão se pautou na história e importância das mulheres na história da igreja, desde o povo escolhido no antigo testamento até os dias atuais. Nesse mesmo dia, à tarde, todos os formandos visitaram o Santuário de São José de Ribamar, padroeiro do Maranhão. No dia seguinte, com o tema de Mulher e a filosofia, a assessoria ficou por parte da professora Maria Celeste, que abordou pensadoras do século XIV e XVI, até então desconhecidas, a filosofia feminista do século XX e o papel da mulher na sociedade contemporânea. Encerrada a atividade formativa do segundo dia, fomos conhecer as belezas históricas da cidade de São Luís: igrejas dos séculos XVI e XVII, museu de história do Maranhão e os famosos casarões de azulejos inspirados na arquitetura portuguesa. À noite, tivemos uma noite cultural apresentando um pouco da comida e da dança típicas da ilha do amor. No último dia, um momento de partilha das experiências e um almoço encerraram as atividades do encontro.

Mais uma vez o encontro renovou a vocação de cada um, trouxe dias de alegria, brincadeiras, partilhas e comunhão. Que nossa senhora do Sagrado Coração, a mulher que tudo faz em nosso favor, interceda por cada postulante de nossa Congregação, mostrando a eles o amor que brota do coração de seu Filho.

Amado seja!