O Nosso Capítulo Geral dos MSC se encaminha para as fases conclusivas e temos muitos motivos para celebrar, a iniciar pelo aniversário de nosso novo Superior Geral: Padre Abzalón Alvorado Tovar.

Uma das principais tarefas do capítulo de hoje foi a aprovação dos membros do Conselho Geral propostos pelo superior geral. Abzalón descreveu os seus critérios para aqueles que ele convidou para estar no seu conselho. Ele apresentou os cristérios adotados para sua escolha: que fossem testemunhas claras de vivência do carisma MSC, compromissados com a missão, que tenham abertura, habilidades e capacidades pessoais para esta missão e que representem as três áreas da congregação no mundo: 2 membros para Ásia, Austrália e África; 1 mebro para Europa e 1 membro para América. Ele também mencionou a necessidade de contar com pessoas de diferentes gerações e, assim, poder combinar o entusiasmo dos jovens com a sabedoria dos mais velhos.

Depois de um tempo de oração e discernimento, o Capítulo voltou para votar cada um dos nomeados. Todos foram eleitos, aceitaram o convite do Superior Geral e foram recebidos generosos aplausos. Segue uma pequena biografia de cada um deles:

André claessens nasceu na Bélgica em 1950, fez sua primeira profissão religiosa em 1970 e foi ordenado em 1977. Ele trabalhou em missões nas áreas de língua francesa da África e foi por um tempo o secretário executivo da Rede Africana de Fé e Justiça. Ele foi Superior Provincial na Bélgica.

Christopher Chaplin nasceu na Austrália em 1961, consagrou-se como um msc em 1984 e foi ordenado em 1988. Chris trabalhou em paróquias na Austrália e em formação na União do Pacífico. Ele também estava como diretor do Centro de Retiros Santa Maria das Torres e trabalhou extensivamente com retiros e direção espiritual. Em outrass ocasiões, ele viveu a vida eremítica.

Humberto Henrique da Silva nasceu no Brasil em 1980, teve seus primeiros votos como um MSC em 2004 e foi ordenado em 2008. Durante o seu tempo no ministério Humberto trabalhou tanto com paróquias como na formação. Ele é atualmente o vice-Provincial da província do Rio de Janeiro.

Paulino Laurentius Pitoy nasceu na Indonésia em 1959, consagrou-se como um msc em 1982 e foi ordenado em 1987. Paulino passou a maior parte de seu ministério em formação e como professor, nos Seminários Maior e Menor. Ele foi recentemente reitor do seminário em Kakaskasen.

Segundo nossas Constituições, a função da Administração Geral é a de: “definir claramente e salvaguardar o carisma da Congregação recebido do Padre Fundador, encorajando a fidelidade à sua visão e ao seu espírito, adaptando-se às necessidades modernas no serviço da Igreja” (Const. e Estat. MSC 197). Rezemos que Nossa Senhora do Sagrado Coração os acompanhe e ajude a realizar esta missão, iluminados pelo Espírito no seguimento a Cristo para a maior glória do Pai. Amém!