Queridos Confrades,

Amado seja o Sacratíssimo Coração de Jesus!

No dia sete de maio passado, recebi da Nunciatura Apostólica, a comunicação, com a decisão do Santo Padre, o Papa Francisco, em me nomear como Bispo titular da Diocese de Registro. Esta nomeação foi publicada hoje pelo Papa Francisco. Com o coração repleto de amor, gratidão e disposição, é que me coloco a serviço da Igreja e agradeço a confiança do Santo Padre, em mim e na Congregação, no serviço desta nobre missão.

Quando os primeiros Missionários do Sagrado Coração chegaram no Brasil, em 1911, foram oferecidas duas áreas de missão, a saber: a região de Bauru, Noroeste Paulista, onde fizemos um excelente trabalho e atuamos ainda e a região de Registro. Nossos missionários escolheram a região de Bauru, porque na época tinham mais indígenas, do que a Região de Registro. Hoje a região de Registro continua com diversas comunidades indígenas.

Pelo pouco que sei, A Diocese de Registro está na região mais pobre do Estado de São Paulo. Lá vou encontrar uma Diocese onde existem comunidades urbanas e rurais, todas elas bastante pobres. São 18 paróquias distribuídas numa área de 13.400 Km. Creio que chegou a hora dos MSC responderem a Deus com sua presença na região de Registro.

Vocês sabem que quando fui Superior Provincial sempre os orientei a dizerem sim a todo e qualquer ao chamado de Deus. Mesmo que não entendamos na hora que somos chamados. Agora foi a minha vez de dizer sim a Deus para servir “além fronteira” da Congregação.

Quero agradecer profundamente a Congregação pela minha formação humana, intelectual, espiritual, comunitária e afetiva. Sem a Congregação eu não teria possibilidade de ser quem sou. Agradeço também a todos os confrades da Província de São Paulo pela amizade, carinho e apoio em minha vida religiosa.

Agradeço a Congregação por ter me enviado para Itapetininga. Em meu coração sempre tive o desejo de trabalhar onde nasci e fui criado. Creio que Deus foi muito generoso comigo me proporcionando esta oportunidade que jamais esquecerei.

Em princípio, minha Sagração episcopal está marcada para o dia 21 de julho de 2018, no Santuário de Nossa Senhora Aparecida do Sul. E a posse na Catedral de Registro no dia 19 de agosto, ambas às 10h. Quero contar com a presença e oração de todos os MSCs.

Peço, encarecidamente, que rezem por mim. E que Nossa Senhora do Sagrado Coração e São Francisco Xavier, padroeiro da Diocese de Registro, me protejam e protejam nossa Congregação, para que continue sempre sendo missionária. Quero na Igreja particular de Registro, anunciar o amor de Deus, revelado no Coração de Jesus e fazer “Amado por toda parte o Sacratíssimo Coração de Jesus”! Assumo o meu lema de vida, nesta nova missão: “Servi ao Senhor com alegria”! (Sl 99).

Pe. Manoel Ferreira dos Santos Junior, MSC
Bispo eleito da Diocese de Registro.