No início desse mês de março, os paroquianos da Paróquia de Santo Antônio em Itaitinga-Ce., alegraram-se com a notícia da chegada de seus mais novos pastores, que darão continuidade aos trabalhos da missão evangelizadora dos primeiros padres Missionários do Sagrado Coração de Jesus que aqui se instalaram desde há quase vinte anos. Os novos padres logo colocaram-se à disposição da comunidade, demonstrando simpatia e acolhimento em função dos serviços de atendimento aos paroquianos e pastorais.

A missa de posse do novo pároco, Pe. Júlio Cesar, e do vigário, Pe. Sandro Santos, foi celebrada nesta sexta feira 17 de março, na Igreja Matriz de Itaitinga-CE, presidida pelo Vigário Episcopal responsável pela região da Sagrada Família, Pe. Raimundo Nonato Lourenço, e concelebrada pelo Padre Edvaldo Rosa (provincial dos padres MSC) e seus confrades que trabalham também aqui, no Ceará. Também estavam presentes a comunidade paroquiana de Santo Antônio, o Diácono Permanente Ribamar, as Irmãs Josefinas e os amigos de Pe. Júlio, que são fies do Santuário de Nossa Senhora Aparecida do Sul de Itapetininga-Sp., sendo esta sua missão anteriormente realizada.

A santa missa fora iniciada pelos ritos de posse, o Padre Provincial juntamente com o Padre Abimael Francisco leram a provisão canônica em nome do Bispo da Arquidiocese de Fortaleza, Dom José Aparecido Tosi Marques; legitimando a posse dos padres como Pároco e vigários da Paróquia de Santo Antônio. Segue-se a missa com a profissão de fé dos novos pastores e liturgia da palavra.

Em sua homilia o Pe. Edvaldo faz uma apresentação dos novos pastores e um breve relato de suas histórias, colocando em evidência a total confiança em que fora depositada neles para assumirem a missão; e fez também o apelo aos paroquianos para que os acolhessem de coração aberto.

Dando continuidade aos ritos os padres fizeram a renovação das promessas sacerdotais, em seguida o Pe. Júlio Cesar recebe das mãos do Vigário Episcopal as chaves da igreja e do sacrário; o óleo do batismo, a água e a Estola. Após o juramento de fidelidade, um dos paroquianos faz uma saudação de acolhida aos Pastores, bem como o Sr. Prefeito de Itaitinga Abel Cercelino, saúda-os em nome das autoridades civis do município; os amigos de Pe. Júlio o homenageiam com uma mensagem de carinho e amizade. Os representantes das 21 comunidades foram apresentados com as imagens de seus respectivos padroeiros; ao fim os Padres foram presenteados como forma de acolhimento e gratidão por terem aceitado esta missão.

Em sua palavra o novo Pároco Pe. Júlio Cesar fez um agradecimento a todos os que estão presente no momento, e em seu discurso faz o apelo a comunidade para que seja acolhedora, unida, eucarística e missionária; e também pede para que cada um assuma o seu verdadeiro compromisso com a igreja.

Após a benção final os paroquianos foram recepcionados com um lanche e apresentação musical com o ministério de música.

E assim, eles irão fazendo com que Jesus seja conhecido e amado.

Lysliane Costa,
Paroquiana de Santo Antônio, em Itaitinga