No dia 15 de janeiro de 2016, em Itajubá-MG, aconteceu a abertura do noviciado da Congregação dos Missionários do Sagrado Coração, na comunidade Nossa Senhora do Sagrado Coração, em uma solene liturgia, cuja celebração Eucarística foi presidida pelo PE. Manoel Santos (Superior da Província de SP), refletindo a resposta de Samuel:

“Fala Senhor que te escuta teu servo”, como a importância da resposta: “Eis-me aqui Senhor”, e a profundidade do Noviciado segundo nosso fundador PE. Júlio Chevalier, também foi concelebrada por confrades que se fizeram presentes: PE. Cortez, PE. Carlos, PE. Edvaldo, PE. Gilberto, PE. João José, PE. João Crisóstomo, PE. Joaquim, PE. Jorge, PE. Júlio César e Dom Ricardo. (Província de SP), e PE. João e PE. José (Província de Curitiba).

Este ano a comunidade formativa do Instituto Padre Nicolau, será composta por oito noviços de duas províncias, a seguir os vossos nomes e de onde vieram: Emanuel Elisclibe (Pacatuba-CE), Erivelton Vinicius(Delfim Moreira-MG), Rafael Pavão(Santa Helena -MA), Rosenildo Costa(Chapadinha-MA), Leonardo Agostinho(Piranguçu-MG), Pe. Sérgio (São Gabriel da Cachoeira – Amazonas), Wederson Cavalcante (SP) todos esses da província de São Paulo, e o Henrique da Província de Curitiba.

Em tom festivo e vocacional, a celebração foi marcada de emoção e significado, onde os noviços receberam: a liturgia das horas, as constituições MSC, o manual de orações, como também o distintivo da congregação no qual foi entregue pelo mestre de noviços. Antes da benção final, foi assinada a Ata pelos padres e noviços e cantado o Ave ADMIRABILE, que é a carteira de identidade dos Missionários do Sagrado Coração, onde foi entoado belissimamente pelo coral dos noviços. Rezemos pelas vocações, e que neste ano da Misericórdia todos os noviços possam experimentar desse ano de graça, sob a intercessão de nossos patronos: Nossa Senhora do Sagrado Coração e São José , fazendo assim amado em toda parte o Sagrado Coração de Jesus!